Este trabalho foi realizado Ana Lopes e Elsa Cordeiro da turma 3I1 do curso profissional de Apoio á Infância, no âmbito da disciplina de TPIE.
História
” A Sra Roda dos Alimentos”
Era uma vez uma senhora muito redondinha…esta senhora era muito
redondinha e muito brincalhona. E sabem qual era a sua brincadeira
preferida? Ela adorava brincar com todos os alimentos: com as cenouras,
com a maça, com a cebola, com o nabo, com a abóbora, com o morango, com
com o pepino, com o pão, com o leite, com o iogurte, com o queijo, com
os ovos, com o azeite, com a manteiga.
Certo dia, andava a senhora muito redondinha na sua brincadeira
quando decidiu fazer um jogo com todos os alimentos. Os alimentos
gostaram muito da ideia, porque também adoravam brincar. Então, a
senhora muito redondinha pediu a todos os alimentos que estivessem com
muita atenção para explicar o jogo:
- Todos os alimentos do mesmo grupo ou família vão juntar-se para formar um
grupo – explicou a senhora muito redondinha.
- Vamos jogar? – perguntou a senhora roda.
- Sim – responderam todos os alimentos em coro.
De repente, gerou-se uma grande confusão, porque uns alimentos queriam
ficar no mesmo grupo e outros não sabiam para onde haviam de ir…
A senhora roda voltou a explicar que só podiam ficar no mesmo grupo, os
alimentos parecidos, por exemplo, a maçã, a pêra e outras frutas
formavam um grupo…
As cenouras, as couves e outros legumes formavam outro grupo…
A massa, o arroz, o pão, outro grupo…
O leite, o queijo, os iogurtes outro grupo…
Os ovos, a carne, o peixe juntos formavam outro grupo..
O azeite, a manteiga, o óleo outro grupo..
Depois desta explicação, os alimentos começaram a juntar-se em grupos…
Assim, a maça, o morango, a pêra, o ananás e as cerejas juntaram-se e formaram
o grupo das frutas.
A seguir, o tomate, a cenoura, o pimentão, a couve-flor, a alface, a
cebola, a abóbora, o nabo, o pepino juntaram-se e formaram o grupo dos
legumes.
Depois, a massa, o arroz, as batatas e o pão formaram o grupo dos carbonatos de carbono.
O feijão, o grão, as ervilhas formaram o grupo das leguminosas.
O leite, o queijo e o iogurte formaram o grupo dos lacticínios.
Os ovos, a carne e o peixe formaram outro grupo, o das proteínas.
O azeite, a manteiga e o óleo formaram o grupo das gorduras.
Mas sobrava um alimento…a água. A senhora roda explicou que a água
todos os alimentos são constituídos por água.
Quando todos os alimentos estavam juntos em grupos, a senhora roda
dos alimentos explicou que cada grupo era muito importante e que se
devia comer um pouco de todos os grupos, comendo mais dos grupos
maiores e menos dos grupos mais pequenos.
Vitória, vitória acabou a história!
Jogo da Memória
"Frutas e Legumes"
Objetivo do jogo:
- Encontrar todos os pares.
Regras do jogo:
- · Virar dois cartões de cada vez. Caso não contenham a mesma imagem volta-se novamente para baixo, passando assim ao próximo jogador caso exista, e assim sucessivamente até encontrar os pares.
Elaboração:
- Para a elaboração deste jogo, seleccionámos imagens da Internet de vegetais e frutas, imprimindo duas de cada. Após a impressão, recortámos e plastificámos cada imagem tornando-as assim, em cartões de jogo. No fim de tudo, na parte de trás dos cartões escreveu-se “jogo da memória”.
Poesia
”Roda dos Alimentos”
Prenda
"A Moldura dos Alimentos"
Estes alimentos são muito importantes
Ajudam o teu corpo a funcionar;
Comer fruta, hortaliça e verduras
Nunca deves recusar.
Para cresceres com saúde
Muito leite deves beber;
Para teres ainda mais cálcio
Queijo e iogurte deves comer.
Ovos,
carne e peixe
Alimentos que deves comer,
Dão-te proteínas
Para que possas crescer.
Massas,
batatas e pão
estão na nossa alimentação;
Arroz,
feijão e grão
deves comer com moderação.
Dão-te força e energia
Para crescer e brincar;
Se fores muito comilão
decerto vais engordar.
Atividade de Expressão Plástica
"Saber Alimentar"
"Saber Alimentar"
Materiais:
- Cartão
- Cola
- Tesouras
- X-acto
- Pincéis
- Revistas
- Tintas
Passo a passo:
- A partir de um rectângulo de cartão, desenhámos um círculo para representar a roda dos alimentos e recortámos
- Depois de recortado, dividimos o círculo em duas partes
- Pintámos uma de verde, representando assim os alimentos saudáveis que no qual devemos ingerir, e a outra de vermelho que representa os alimentos não saudáveis que prejudicam a nossa saúde devendo assim ingerir em menores quantidades
- A partir de revistas de publicidade, recortámos alimentos que pertencessem a ambas as partes
- Por fim, separámos os saudáveis dos não saudáveis e colámos nas respectivas partes
Canção
"A boa Alimentação"
(Esta música deve ser cantada com o ritmo do Malhão Malhão)
Da
roda dos alimentos
de tudo devo comer
e antes das refeições
a água eu vou beber.
Gosto muito de legumes
arroz, massa e feijão
das gorduras e do açúcar
não abuso, ai isso não!
Eu como frutos maduros
leite, carne, peixe e pão;
eu não como muito,
vario a alimentação.
Vamos fazer uma sopa
Uma sopa saborosa
Com legumes e verduras
Vai ficar deliciosa.
de tudo devo comer
e antes das refeições
a água eu vou beber.
Gosto muito de legumes
arroz, massa e feijão
das gorduras e do açúcar
não abuso, ai isso não!
Eu como frutos maduros
leite, carne, peixe e pão;
eu não como muito,
vario a alimentação.
Vamos fazer uma sopa
Uma sopa saborosa
Com legumes e verduras
Vai ficar deliciosa.
REFRÃO:
Vamos provar
Vamos fazer
A boa sopa
que faz crescer.
São cenouras e cebolas
as nabiças bem verdinhas
Com batatas e agriões
Hortaliças bem fresquinhas.
Vamos provar
Vamos fazer
A boa sopa
que faz crescer.
São cenouras e cebolas
as nabiças bem verdinhas
Com batatas e agriões
Hortaliças bem fresquinhas.
Prenda
"A Moldura dos Alimentos"
Materiais:
- Moldura de madeira
- Tintas
- Tesoura
- Caneta de acetato
- Folhas de musgami
- Cola
Passo a passo:
- Pinta-se a moldura de acordo com a cor que se pretende
- Em papel musgami, desenhei as frutas e os vegetais pretendidos de acordo com as cores de cada um
- Colei em cada um as devidas folhas e caules
- Por fim, colei as frutas devidamente distribuídas pela moldura de forma a ficar com uma boa aparência
Sem comentários:
Enviar um comentário